Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Debate: MMA regrado e com regras "frouxas" e seus campeões

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Já tinha reparado nisso faz tempo. Nem sei se cheguei a comentar na época de Tatame, mas vamos lá.

Os dois maiores campeonatos de MMA que existiram foram o UFC e o PRIDE. Enquanto o UFC sempre teve regras mais rígidas, o PRIDE beirava o anarquismo.

Aí reparei no seguinte: enquanto o noiva não fez nada demais no PRIDE além de dar um KOzão no Carlos Newton e ser finalizado por um cara de cartel negativo e por outro que nunca mais finalizou ninguém, está invicto no UFC. Belfort também nunca fez muita coisa no PRIDE e ainda assim está entre os tops do UFC, e Okami também só lutou duas vezes no PRIDE e até não muito tempo atrás, também era top da categoria.

Tá, e porque de se dizer isso?

Porque, em contrapartida, vários lutadores do PRIDE caíram de rendimento, fizeram pouco ou nada quando foram pro UFC. Cro-Cop, por exemplo, no UFC só venceu peso-morto e perdeu pra medianos e tops. Wanderlei Silva reinou no PRIDE, mas no UFC perdeu até pra Chris Leben. Akihiro Gono impressionou ao vencer no mesmo GP tanto Hector Lombard quanto Gerard Mousasi e no UFC perdeu pra Dan Hardy e Jon Fitch. Shogun perdeu pro eu-nem-considero-lutador Forrest Griffin e estava irreconhecível tanto contra Mark Coleman quanto contra Jon Jones.

Diante disso, pra mim ficou a pergunta: certos lutadores trabalham melhor com mais regras enquanto outros trabalham melhor em anarquia?


_________________
GSP, mesmo não sendo mais campeão, vai derrotar qualquer um que aparecer. Ele perderá quando enfrentar Matt Brown porque perdeu pra Hughes e Serra.

Carlos Condit rumo à cinta da WW! Lawler VS Condit II pra ontem!

Status atual: torcendo pra criarem a categoria cruzador (até 106kg ou 235lbs) no UFC porque é muita diferença de peso entre LHW e HW, pro UFC abrir mais categorias femininas e pro UFC voltar a ter concorrentes de peso tipo o WEC, o PRIDE e o Strikeforce. Ray Sefo e Scott Coker, tamo junto! Reebok, pro inferno!

Khabib Nurmagomedov será o primeiro campeão russo do UFC. Isso é, se o UFC for justo e ele deixar de ser de vidro.

TUF de FLYs, aí sim!

MMA é o esporte mais previsível onde imprevistos acontecem, porque não importa se a luta é entre Matt Hamill e Ryan Bader ou entre Rashad Evans e King Mo, ou então entre Fedor Emelianenko e Joe Kavey ou entre Jon Jones e Craig Allen: fechou o cage, qualquer um dos dois pode ganhar.
Ver perfil do usuário
Sim.

Ver perfil do usuário
Além disso, acho que a mudança do ringue pro octógono, contribuiu sensivelmente. O ringue deixa o lutador mais livre. Fora do "agarre".

Quem já pisou num ringue e num octógono, sabe que o octógono desliza muito mais.

Octógono, como não podia deixar de ser, favorece lutadores que lutam agarrado.

Abraços.


_________________
VOLTA, WILLIAN!
Ver perfil do usuário
e vc percebe q todo esses lutadores q vc falou sao strikers...acho q o receio de ser quedado ajuda muito na hora da luta(ajuda a luta ficar ruim e o cara se perder na luta)...acho q no ufc poucos strikers lutam com 100% do jogo no strike por receio de serem quedados...e sim as regras sao diferentes e bem diferentes e é o seguinte...PRIDE=espetaculo pra quem qria ir pra cima,UFC=westrelers amarroes se favorecem muito...


_________________
Ver perfil do usuário http://mma-warriors.fightingboard.com
Falou bonito, Willian. Também penso por aí.

Além do mais, os lutadores do Pride lutam pouco no UFC. É uma luta por século.

Além de um motivo que ninguém pensou: idade.

Cro-cop, por exemplo, chegou velho; Minota e etc, idem.

Chegaram desgastados, na verdade.


_________________
VOLTA, WILLIAN!
Ver perfil do usuário
Eu acho que são todos esses pontos:

- mudança do ring para o octógono;

- idade (em alguns casos);

- wreslting;

- regras.

Essa é uma mudança importante. Os lutadores que lutavam em rings tiveram uma dificuldade para mudar para o octógono principalmente porque no octógono, o lutador precisa saber andar para os lados. Não existe quinas e nem cortas delimitando a área de luta. A sensação de espaço é bem diferente.

A idade atingiu alguns lutadores sim, e isso influência diretamente no rendimento. Cro Cop e Minotauro (esse principalmente pelas contusões) com certeza foram casos que acabaram prejudicados, mas tinhamos lutadores como Shogun que hoje tem 30/31 anos e na época que migrou para o UFC tinha 26 anos. Wanderley Silva tinha 31 anos eu acho.

A mudança de regras também implicou muito nisso. Antes podia-se quase tudo e agora tem uma pequena listinha de coisas que não se pode fazer. Mas talvez essa tenha sido a com menor significância.

Pra mim, a grande mudança se deu com a forte influência do wrestling no UFC, e que não tinha com tanta força no PRIDE. As quedas do wrestling são de uma forma bem diferente das quedas que eram aplicadas visando usar o BJJ. Double lag e single lag acabavam sendo um caixão para lutadores que quase não se preocupavam em defender quedas, principalmente porque muitos tinha uma grande bagagem de BJJ e achavam que se o cara levasse a luta pro chão, azar o dele! Só que quando eles caiam por cima, começaram a perceber o quanto era difícil fazer raspagem ou mudar de posição, literalmente, tirar aquele cara de cima! Essa mudança foi muito complicada e os atletas tiveram que inserir o wrestling nos treinamentos, com queda e defesa de quedas. Muitos até hoje tem muita dificuldade na hora de lutar contra wrestlers e talvez não consigam se adaptar até o fim de suas carreiras...

Shogun é o único caso em que, além desses 4 pontos, a preguiça e a gula pioraram a situação.


_________________
sem ideia

- Vai um cafezinho ai?
- Não, não, obrigado!
Ver perfil do usuário
Shogun é o único caso em que, além desses 4 pontos, a preguiça e a gula pioraram a situação. :rindopacas: lol! Laughing


_________________
VOLTA, WILLIAN!
Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum