Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Lutadores que fizeram a história do MMA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Espaço para postar biografias sobre lutadores que fizeram a história do esporte.

Vou estrear falando sobre Igor Vovchanchyn.


Igor "Ice Cold" Vovchanchyn

Nascido na Ucrânia quando essa ainda era parte da União Soviética, Igor Vovchanchyn é considerado um dos melhores lutadores de todos os tempos. Com apenas 1,73m e envergadura de igual tamanho, ele lutava nos pesados - o que é assombroso para os dias de hoje, visto que no UFC o lutador mais baixo da HW tem 1,80m - e até hoje detém o recorde de 32 lutas sem ser derrotado (grande parte delas não foram pra decisão) e 37 lutas sem derrota, vencendo nesse período adversários como Paul Valerans, Gary Goodridge, Mark Kerr (alterado para No Contest posteriormente) e Kazushi "Gracie Hunter" Sakuraba. Era um lutador HW com altura de FW (até de BW) e mãos pesadíssimas que poucos se agüentavam em pé após levar um soco dele. E pra completar, tinha um tremendo queixo e também se virava relativamente bem no chão.

Não se tem muita informação sobre sua carreira no kickboxing, apenas que lá ele teve apenas duas derrotas em 63 lutas e foi campeão mundial em 95.

Mas o que importa aqui é a sua carreira no vale-tudo e MMA.

Desde o início de sua carreira no MMA que Vovchanchyn era temido, pois já em sua estréia no MMA (ainda vale-tudo na época), em 14 de outubro de 95, enfrentou três adversários no mesmo dia pelo torneio do UCMAL, vencendo os dois primeiros na porrada e perdendo por finalização para o último. Em 25 de novembro do mesmo ano, venceu três adversários seguidos (todos por nocaute) e perdeu controversamente para o último. Até aquele momento, foram 7 lutas em dois dias.

Por outras várias vezes entre os anos de 96 e 99 Vovchanchyn entrou em torneios de um dia, às vezes torneios com intervalo de uma semana entre um e outro, e no final de 98 ele chegou ao - na época - maior campeonato de artes marciais do mundo, o PRIDE. Estreou diretamente contra Gary Goodridge, que já era um experiente lutador à época tendo participado inclusive dos primórdios do UFC, e o venceu ainda no primeiro round. Sua carreira no PRIDE começou a ter visibilidade quando venceu, entre outros, Akira Shoji, Kerr (resultado alterado para NC) e Carlão Barreto, tanto que entrou no GP peso absoluto (categoria onde lutador nenhum precisa bater peso e todos são bem-vindos) e venceu primeiramente Alexander Otsuka, depois novamente Gary Goodridge e Sakuraba, ambos na mesma noite. Nisso todos já contavam com Igor enfrentando Fedor Emelianenko, que já era lenda na época.

Porém ainda faltava a final do GP, que seria disputada contra o norte-americano Mark Coleman. Igor tentou, mas o americano foi dominante na luta e o venceu com joelhadas na cabeça. Essa luta marcaria para sempre o ucraniano. Só pra constar, posteriormente Coleman enfrentou Emelianenko e foi finalizado por ele.

Vovchanchyn voltou a lutar um mês depois, venceu alguns lutadores japoneses e fez uma segunda luta contra Mark Kerr, dessa vez saindo vitorioso. Mas na próxima luta, contra o pouco expressivo Tra Telligman, ele perde por decisão unânime. Em seguida vence Gilbert Yvel e Masaaki Satake mas perde para Mario Sperry. Vence Ricardas Rocevicius (fora do PRIDE) e Valentijn Overeem mas foi roubado na cara dura contra Heath Herring. Em seguida, perdeu para Quinton Rampage. Venceu Bob Schrijber fora do PRIDE e voltou ao campeonato para enfrentar o temido Mirko Cro-Cop.

Houve muita expectativa nessa luta, pois Vovchanchyn era na época o dono das mãos mais temidas do mundo e Cro-Cop o dono da perna esquerda mais temida do mundo. Após uma leve movimentação, Cro-Cop aplica seu famoso Southpaw Head Kick From Hell e nocauteia - nocaute mesmo, de cair desmaiado pra trás - pela primeira vez, o ucraniano. Essa foi a segunda luta que marcou a carreira de Vovchanchyn, que do mesmo jeito que Dos Caras Jr e Wanderlei Silva, nunca mais foi o mesmo após levar o mais famoso chute do MMA.

Igor ainda insistiu na carreira mesmo assim, teve mais algumas vitórias no PRIDE e em um evento ucraniano e resolveu descer para os médios (que no PRIDE era até 93kg). Venceu Yoshiki Takahashi e entrou no GP médio de 2005. Venceu Yuki Kondo no round de abertura e foi fnalizado por Alistair Overeem nas quartas-de-final, na terceira luta que marcou sua carreira. Uma derrota para Kazuhiro Nakamura dois meses depois (para decidir quem seria o finalista alternativo do torneio caso Ricardo Arona ou Shogun não pudessem lutar) e o ucraniano se aposenta do MMA em 28 de agosto de 2005, aos 32 anos.

Vovchanchyn disse que se aposentou com várias lesões, sendo a mais grave delas na mão direita. Teve uma carreira gloriosa, mas com fim melancólico. Hoje, com recém-completados 39 anos (em 6 de agosto), ele está casado e tem uma filha mas não abandonou o universo das lutas: ensina artes marciais e tem também um restaurante.


_________________
GSP, mesmo não sendo mais campeão, vai derrotar qualquer um que aparecer. Ele perderá quando enfrentar Matt Brown porque perdeu pra Hughes e Serra.

Carlos Condit rumo à cinta da WW! Lawler VS Condit II pra ontem!

Status atual: torcendo pra criarem a categoria cruzador (até 106kg ou 235lbs) no UFC porque é muita diferença de peso entre LHW e HW, pro UFC abrir mais categorias femininas e pro UFC voltar a ter concorrentes de peso tipo o WEC, o PRIDE e o Strikeforce. Ray Sefo e Scott Coker, tamo junto! Reebok, pro inferno!

Khabib Nurmagomedov será o primeiro campeão russo do UFC. Isso é, se o UFC for justo e ele deixar de ser de vidro.

TUF de FLYs, aí sim!

MMA é o esporte mais previsível onde imprevistos acontecem, porque não importa se a luta é entre Matt Hamill e Ryan Bader ou entre Rashad Evans e King Mo, ou então entre Fedor Emelianenko e Joe Kavey ou entre Jon Jones e Craig Allen: fechou o cage, qualquer um dos dois pode ganhar.
Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum